Agenda São Paulo
Agendas: São Paulo | outras Cidades | Rádio & TV

 
Ballet Stagium - 40 anos - Adoniran

Domingo, 17 de junho de 2012, 19h

A CAIXA Cultural apresenta, a partir da próxima quinta-feira (14), o espetáculo “Ballet Stagium - 40 anos - Adoniran”, homenagem da renomada companhia de dança paulistana ao centenário do compositor e cantor Adoniran Barbosa, comemorado em 2010. A Companhia Profissional Ballet Stagium celebra a brasilidade exaltada e defendida nesses longos 40 anos de sua trajetória, por meio do espetáculo de dança, um retrato da obra musical do poeta paulista que tão bem traduz o nosso amálgama entre culturas. O evento é gratuito e tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal.

Segundo Cássia Navas, professora do Instituto de Artes da UNICAMP, o espetáculo apresenta “de forma brejeira e bem humorada, canções antológicas como Samba Italiano, Bom Dia Tristeza, Saudosa Maloca, Trem das Onze, entre outras, recontam fragmentos da história de São Paulo.

Com coreografia e transformação de Décio Otero e Marika Gidali, um novo universo, no qual os inconfundíveis e inesquecíveis sotaques híbridos são agora pronunciados pela extensão plena do corpo.

Décio Otero cria sobre estas partituras, sua escrita coreográfica, com direção Teatral de Marika Gidali, em elenco renovado, onde todos permanecem em cena como um coro cênico que comenta as ações dos solistas, duos e trios.

Em cena, além da tradução das canções de Adoniran, ainda temos uma possível representação de uma figura sua – na forma de clown, maestro sem orquestra, mago- que observa a ação que se vai tecendo, ao longo do espetáculo.

A fábula subjacente a este personagem, que tudo observa, remete ao compositor, que em permanente e inquieta observação da vida dos habitantes simples de uma cidade em constante mutação, dela pinçava a poesia diária – trágica, cômica, estética, fugaz.

Também como Adoniran, e de longa data, Décio Otero e Marika Gidali, diretores do Ballet Stagium, também observam o país em que vivem.

A partir dele, encarado como permanente “dramaturgia de origem”, nos apresentam obras sobre nossa cultura e sensibilidade. São quarenta anos de atividade estética, transformando em metáforas corporais as “coisas do Brasil”.

Adoniran é criação desta trajetória, fundamental para a arte de um país plural, onde muitos sotaques e pronúncias, também pronunciados através da dança, devem ser conjugados sem cessar.”

QUANTO: entrada franca


Local:

Caixa Cultural São Paulo
Praça da Sé, 111 - Térreo
Centro
São Paulo - SP
Tel.: (11) 3107-0498

Publicidade