Agenda São Paulo
Agendas: São Paulo | outras Cidades | Rádio & TV

 
Fábio Leal e seu quarteto instrumental tocam em São Paulo

Segunda, 6 de agosto de 2012, 20h

O Centro Universitário Maria Antônia e Teatro da Vila recebem um dos mais talentosos instrumentistas de sua geração. O paulista Fábio Leal toca com o Trio Jabour músicas de sua autoria e presta homenagem a Milton Nascimento e Nelson Cavaquinho

O grupo Fábio Leal Quarteto se apresenta, em São Paulo, no Centro Universitário Maria Antônia, no dia 6 de agosto, segunda, às 20h e no Teatro da Vila, no dia 7, terça, às 21h. Como parte de uma turnê que já passou por quatro cidades do interior de São Paulo –Sorocaba, Botucatu, Piracicaba e São Carlos-- o grupo mostra as composições de seu primeiro disco e também algumas músicas de seus ‘mestres’ Milton Nascimento e Nelson Cavaquinho.

O trabalho de Fábio Leal baseia-se na fusão de elementos do jazz - no que diz respeito à valorização dos improvisos e estruturas harmônicas - e elementos da música brasileira, explorando os ritmos, rítmicas e aspectos melódicos. ‘O nosso repertório é bem calcado na música brasileira, mas também abrimos espaço para a improvisação’, afirma Fábio.

O quarteto executa, de forma única, arranjos autorais com referências do maracatu, baião, frevo e samba, levando adiante idéias e conceitos do legado deixado por mestres como Hermeto Pascoal, Filó Machado e Heraldo do Monte - a quem Fábio dedicou seu primeiro CD.

A apresentação tem dois momentos distintos, um de improvisação com o grupo tocando músicas do CD Fábio Leal Quarteto como Dona Lourdes e Samba Universal, e também composições recém criadas como Choro de Duas Partes e Chora Cavaco. Além delas, Fábio presta homenagem a dois grandes compositores do cancioneiro popular ao tocar Conversando no bar, de Milton Nascimento e Luz Negra, de Nelson Cavaquinho. No segundo momento do show, o músico toca peças solos de violão e guitarra de forma mais intimista como Mariana e Despertando.

O projeto é vencedor do PROAC – Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura.

Fábio Leal

Iniciou seus estudos aos 15 anos com o guitarrista Aldo Landi na Universidade Livre de Música, em seguida ingressou no Conservatório Dramático e Musical Doutor Carlos de Campos, em Tatuí onde posteriormente tornou-se professor. Há dez anos desenvolve no Conservatório uma concepção de guitarra brasileira, tanto no campo da improvisação como da composição. Em 2000 formou o grupo Mente Clara, tendo seu primeiro CD gravado, em 2007. Em 2010 foi contemplado pelo edital do SESI de circulação de shows em São Paulo com o grupo Mente Clara e pelo edital do Banco do Nordeste do Brasil, para a realização de uma turnê pelo nordeste com o Fábio Leal Quarteto. Em 2002 tocou no festival de jazz em Havana e em 2006 participou do projeto Obra viva - Homenagem a Tom Jobim, com direção de André Marques, com as participações de Elza Soares, Thalma de Freitas, Max de Castro, Danilo Caymmi e Rosa Passos. Teve participações ao lado de nomes da música instrumental brasileira como Thiago Espirito santo, Fernando Corrêa, Nenê, Vinicius Dorin, André Marques, Cambanda Jazz Combo (direção de Paulo Flores), Mônica Salmaso e Teco Cardoso e Banda Savana - com regência do maestro Branco no festival Brasil Instrumental. Atualmente realiza a divulgação de seu novo trabalho, o disco Fábio Leal, gravado com seu quarteto e lançado pela Unwritten Music.

Trio Jabour

O Trio Jabour foi formado em 2007 por André Grella ao piano, Filipe Maróstica no baixo e Paulo Almeida na bateria e percussão. Os três músicos do Conservatório Dramático e Musical de Tatuí se reuniam para tocar, influenciados pelo multiinstrumentista Hermeto Pascoal. Jabour é uma referência à Escola Jabour, surgida na década de 1980, no bairro carioca onde Hermeto morou e onde se encontrava com um grupo de músicos. Eles se dedicavam à pesquisa das possibilidades musicais em torno da idéia de que a música brasileira deveria ser pensada a partir de suas próprias raízes, e que os músicos, a partir disso, poderiam se influenciar por qualquer gênero musical ou estético da arte. O Trio tem um CD gravado, ainda sem data para lançamento, intitulado Água Nova, com participação especial de Vinicius Dorin. Já se apresentaram no Sesc Piracicaba, no IX Festival Brasil Instrumental, em Campinas e no Instrumental Sesc Brasil, com o compositor e guitarrista Fábio Leal.

QUANTO:


Local:

Centro Universitário Maria Antonia
Rua Maria Antonia, 294
Vila Buarque
São Paulo - SP
Tel.: (11) 3255-7182

Publicidade