Confira:

Instrumentos
Piano

Estilos
Latin Jazz

Artistas relacionados:

Bill Evans
Charlie Haden
Dizzy Gillespie
Freddie Hubbard
George Benson
Joe Lovano
John Patitucci
Wynton Marsalis

Visite:

Danilo Perez (n.1966)
> piano

Excelente pianista e compositor, Danilo Perez é uma das figuras mais importantes a surgir desde o renascimento do jazz iniciado nos anos oitenta e que teve como figura central Wynton Marsalis, que teve grande influencia no lançamento da carreira do pianista, quando o convidou em 1994 para participar de sua turnê polonesa.

A trajetória musical de Perez começou em 1969, quando tinha apenas três anos e seu pai, cantor e bandleader, lhe deu um par de bongôs. Cinco anos mais tarde, entra para o Conservatório Nacional do Panamá, onde começa a estudar piano e a tocar as peças clássicas do repertório europeu. Em 1985 parte para Boston, para estudar na Berklee, e foi lá que se apaixonou pelo jazz. O músico conta: “Quando ouvi Bill Evans eu pirei, nunca pensei que o piano pudesse soar tão bonito”. Ao se graduar na Berkelee começou a tocar com músicos de origem latina, como o trompetista brasileiro Cláudio Roditi, e entrou para o Havana-New York Music Ensemble, que contava com o saxofonista cubano Paquito D´Rivera e o também cubano virtuose do trompete Arturo Sandoval.

Começa a fazer seu nome junto à comunidade musical nova-iorquina, e em 1989 recebe o prêmio de músico revelação da comunidade jazzística de Boston (a Boston Jazz Society). Sua carreira definitivamente sedimentou-se no final daquele ano quando, por indicação de Paquito, Dizzy Gillespie o convidou para integrar a sua United Nations Orchestra, com a qual tocaria por quatro anos. Em 1990 Perez compôs a maioria dos temas para um filme de produção francesa, Winter in Lisbon (Inverno em Lisboa), que traria no papel principal Dizzy Gillespie. Por algum motivo desconhecido o filme nunca foi concluído, no entanto foi lançada a trilha sonora, que traz, além de Dizzy e Danilo, o contrabaixista checo Jiri (George) Mraz, Grady Tate na bateria, Leola Jiles no vocal, mais cordas e sopros.

Seus projetos solo são igualmente sofisticados e têm recebido muitos elogios de críticos, músicos e fãs. Seu segundo álbum, intitulado The Journey, figurou por algumas semanas entre as listas de top ten da Billboard e do New York Times, recebendo quatro estrelas e meia da revista Down Beat. Além de seus álbuns próprios, Danilo Perez também dedica boa parte de seu tempo a ensinar, habilidade que segundo ele está em seu sangue, uma vez que seu pai e sua mãe são professores. Quando não está ensinando ou gravando, Perez excursiona com o veterano baterista Roy Hanes e o talentosíssimo contrabaixista John Pattitucci.

Danilo Perez é um nome de respeito dentro de cena musical americana, já tendo tocado ao lado de gigantes, a começar por Gillespie. Outros grandes que tiveram o privilégio de tocar com ele são: Jack DeJohnette, Freddie Hubbard, James Moody, Louis Nash, Joe Lovano, George Benson, Clark Terry, Steve Turre, Charlie Haden e Flora Purim, entre outros. Perez mescla de forma magistral suas raízes musicais, fincadas em seu país de origem, o Panamá, com temas tradicionais de jazz e todas as ramificações da música latina, sem pender para nenhum lado nem cair em clichês ou lugares-comuns. (FJ)


Fernando Jardim



 

HOJE

Jesper Hedegaard Trio & Alexandre Kraglund
Ao Vivo Music

Soundscape Big Band Jazz
Central das Artes

Dalio Sah Trio
All of Jazz

AMANHÃ


Sesc Vila Mariana

Hot Jazz Club
Sesc Vila Mariana

SEXTA 24.10

Grupo Experimental de Música e Naná Vasconcelos
Sesc Pinheiros

SEGUNDA 27.10

Septeto S. A.
São Cristovão Bar e Restaurante

TERÇA 28.10

Soundscape Big Band Jazz
Central das Artes