Confira:

Instrumentos
Piano

Estilos
Latin Jazz

Artistas relacionados:

Bill Evans
Charlie Haden
Dizzy Gillespie
Freddie Hubbard
George Benson
Joe Lovano
John Patitucci
Wynton Marsalis

Visite:

Danilo Perez (n.1966)
> piano

Excelente pianista e compositor, Danilo Perez é uma das figuras mais importantes a surgir desde o renascimento do jazz iniciado nos anos oitenta e que teve como figura central Wynton Marsalis, que teve grande influencia no lançamento da carreira do pianista, quando o convidou em 1994 para participar de sua turnê polonesa.

A trajetória musical de Perez começou em 1969, quando tinha apenas três anos e seu pai, cantor e bandleader, lhe deu um par de bongôs. Cinco anos mais tarde, entra para o Conservatório Nacional do Panamá, onde começa a estudar piano e a tocar as peças clássicas do repertório europeu. Em 1985 parte para Boston, para estudar na Berklee, e foi lá que se apaixonou pelo jazz. O músico conta: “Quando ouvi Bill Evans eu pirei, nunca pensei que o piano pudesse soar tão bonito”. Ao se graduar na Berkelee começou a tocar com músicos de origem latina, como o trompetista brasileiro Cláudio Roditi, e entrou para o Havana-New York Music Ensemble, que contava com o saxofonista cubano Paquito D´Rivera e o também cubano virtuose do trompete Arturo Sandoval.

Começa a fazer seu nome junto à comunidade musical nova-iorquina, e em 1989 recebe o prêmio de músico revelação da comunidade jazzística de Boston (a Boston Jazz Society). Sua carreira definitivamente sedimentou-se no final daquele ano quando, por indicação de Paquito, Dizzy Gillespie o convidou para integrar a sua United Nations Orchestra, com a qual tocaria por quatro anos. Em 1990 Perez compôs a maioria dos temas para um filme de produção francesa, Winter in Lisbon (Inverno em Lisboa), que traria no papel principal Dizzy Gillespie. Por algum motivo desconhecido o filme nunca foi concluído, no entanto foi lançada a trilha sonora, que traz, além de Dizzy e Danilo, o contrabaixista checo Jiri (George) Mraz, Grady Tate na bateria, Leola Jiles no vocal, mais cordas e sopros.

Seus projetos solo são igualmente sofisticados e têm recebido muitos elogios de críticos, músicos e fãs. Seu segundo álbum, intitulado The Journey, figurou por algumas semanas entre as listas de top ten da Billboard e do New York Times, recebendo quatro estrelas e meia da revista Down Beat. Além de seus álbuns próprios, Danilo Perez também dedica boa parte de seu tempo a ensinar, habilidade que segundo ele está em seu sangue, uma vez que seu pai e sua mãe são professores. Quando não está ensinando ou gravando, Perez excursiona com o veterano baterista Roy Hanes e o talentosíssimo contrabaixista John Pattitucci.

Danilo Perez é um nome de respeito dentro de cena musical americana, já tendo tocado ao lado de gigantes, a começar por Gillespie. Outros grandes que tiveram o privilégio de tocar com ele são: Jack DeJohnette, Freddie Hubbard, James Moody, Louis Nash, Joe Lovano, George Benson, Clark Terry, Steve Turre, Charlie Haden e Flora Purim, entre outros. Perez mescla de forma magistral suas raízes musicais, fincadas em seu país de origem, o Panamá, com temas tradicionais de jazz e todas as ramificações da música latina, sem pender para nenhum lado nem cair em clichês ou lugares-comuns. (FJ)


Fernando Jardim



 

AMANHÃ

Projeto Violando Conceitos’, com Junior da Violla
Sesc Taubaté

Septeto S. A.
São Cristovão Bar e Restaurante

QUARTA 23.4

Sri Hanuman
Casa do Núcleo

QUINTA 24.4

Orquestra Arruda Brasil - Big Bando Movimento Elefantes
All of Jazz

Renato Braz e Roberto Leão
Casa do Núcleo

SEXTA 25.4

Natalia de Barros
All of Jazz

SÁBADO 26.4

Paulo Tozzi Trio
All of Jazz

DOMINGO 27.4

Duo Violeta
Teatro do SESI – São Paulo