Confira:

Instrumentos
Sax Tenor

Estilos
Free Jazz
Fusion
Hard Bop

Artistas relacionados:

Carla Bley
Charlie Haden
Dizzy Gillespie
John Coltrane
Ornette Coleman
Stan Getz
Woody Herman

Visite:
www.imnworld.com

Joe Lovano (n.1952)
> sax tenor, sax alto

Merecedor de vários prêmios da revista Down Beat, Lovano foi eleito, pelos leitores da revista, músico de jazz do ano, melhor álbum por Rush Hour e melhor sax tenor em 1995, e é considerado um dos maiores nomes do jazz da atualidade.

Seu pai, Tony “Big T” Lovano, tambem saxofonista, ensinou o filho desde pequeno, sendo também seu incentivador, levando-o para ver os músicos que se apresentavam em sua cidade natal (Cleveland, Ohio), tais como Sonny Stitt, Dizzy Gillespie e James Moody, freqüentando, ainda criança, a cena jazzística local. Na adolescência, maravilha-se com os experimentos de Ornette Coleman e John Coltrane, e outros músicos do free jazz, e decide ir para a conceituada Berklee School of Music, em Boston, onde conhece futuros colaboradores e amigos, como os guitarristas Bill Frisell e John Scofield.

Seu primeiro trabalho profissional ao sair de Berklee foi ao lado do organista Lonnie Smith, que o levou à Nova Iorque para sua estréia em estúdio. Após as gravações, segue em turnê de três anos com a banda de Woody Herman (1976-79), que culminou na apresentação em comemoração aos quarenta anos da orquestra, no Carnegie Hall, contando com a presença de Zoot Sims, Stan Getz e Flip Phillips, entre outros. Ao deixar o “Herman Herd” (rebanho), fixa-se em Nova Iorque, participando de jam sessions ou apresentando-se como freelancer, e logo passou a integrar a orquestra de Mel Lewis, que se apresentava às segundas-feiras no Village Vanguard. Dessa união, que durou de 1980 a 1992, resultaram seis discos.

Lovano gravou também com outros grandes nomes do jazz, como Elvin Jones, Carla Bley, Lee Konitz e Charlie Haden, recebendo maior atenção durante os três anos em que excursionou e gravou ao lado de John Scofield. Nos últimos anos tem experimentado com grandes e pequenas formações, sendo aclamado e premiado em ambas as modalidades.


Fernado Jardim



 

HOJE

Indianna Nomma & The Soul Brothers
Santo Scenarium

Zé Guilherme
Central das Artes

Zé Guilherme
Central das Artes

AMANHĂ

Fábio Cadore
Sesc Santo André

Roberto Rosemberg Quarteto
Santo Scenarium

Renata Pizi Quarteto
Central das Artes

SEXTA 3.10

Bambina Philosophy e DJ Mbgroove
Santo Scenarium

Pianorquestra
Sesc Ipiranga